O Brasil tem uma grande quantidade de pessoas que acessam redes sociais. No Twitter, 8% dos usuários são brasileiros, o que corresponde a cerca de 10 milhões de contas. No Orkut, são cerca de 37 milhões de usuários e, no Facebook, aproximadamente um milhão.

continua após a publicidade

Entretanto, ainda são poucos os brasileiros que acessam as redes via celular. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Acsion, que está presente em 22 países e atua nas áreas de telecom e mídia do mercado global, eles representam apenas 3% da população.

O número é considerado bastante pequeno, principalmente se comparado com os de outros países e se for considerado o fato de que no Brasil existem cerca de 180 milhões de telefones móveis. Nos Estados Unidos, de acordo com a Acsion, os acessos por celular chegam a 18,7%. Em países da Europa, a cerca de 13,7%.

“Acredito que a pequena quantidade de acessos se deve ao fato de, no Brasil, as pessoas ainda não serem muito familiarizadas com smartphones, sendo que o acesso sem smartphone é complicado. Além disso, o custo da banda larga no celular ainda é muito alto no Brasil, principalmente se consideramos os valores de pacotes de banda larga doméstica”, opina o diretor executivo da Magic Design, empresa presente em Curitiba e São Paulo e que trabalha com redes sociais, Antônio Borba.

continua após a publicidade

Apesar da percentagem ser baixa, Antônio acredita que ela deve ter um aumento considerável a partir dos próximos anos. “Isto deve acontecer com a popularização do uso do smartphone e também porque um número cada vez maior de pessoas tem utilizado rede sociais com fins profissionais”, afirma.