Acesso às redes sociais via celular ainda é reduzido

O Brasil tem uma grande quantidade de pessoas que acessam redes sociais. No Twitter, 8% dos usuários são brasileiros, o que corresponde a cerca de 10 milhões de contas. No Orkut, são cerca de 37 milhões de usuários e, no Facebook, aproximadamente um milhão.

Entretanto, ainda são poucos os brasileiros que acessam as redes via celular. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Acsion, que está presente em 22 países e atua nas áreas de telecom e mídia do mercado global, eles representam apenas 3% da população.

O número é considerado bastante pequeno, principalmente se comparado com os de outros países e se for considerado o fato de que no Brasil existem cerca de 180 milhões de telefones móveis. Nos Estados Unidos, de acordo com a Acsion, os acessos por celular chegam a 18,7%. Em países da Europa, a cerca de 13,7%.

“Acredito que a pequena quantidade de acessos se deve ao fato de, no Brasil, as pessoas ainda não serem muito familiarizadas com smartphones, sendo que o acesso sem smartphone é complicado. Além disso, o custo da banda larga no celular ainda é muito alto no Brasil, principalmente se consideramos os valores de pacotes de banda larga doméstica”, opina o diretor executivo da Magic Design, empresa presente em Curitiba e São Paulo e que trabalha com redes sociais, Antônio Borba.

Apesar da percentagem ser baixa, Antônio acredita que ela deve ter um aumento considerável a partir dos próximos anos. “Isto deve acontecer com a popularização do uso do smartphone e também porque um número cada vez maior de pessoas tem utilizado rede sociais com fins profissionais”, afirma.