Será iniciada no mês de março a recuperação do pavimento da via secundária de acesso ao Zoológico Municipal de Curitiba, pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. O trabalho está dentro da programação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e será feito com recursos próprios na ordem de R$ 2,2 milhões.
A via tem 5,1 quilômetros de extensão e a recuperação da pavimentação será feita com uma máquina recicladora. A obra será concluída ainda no primeiro semestre e irá garantir a melhoria do acesso dos curitibanos e dos turistas que estarão na cidade para a Copa do Mundo.
“O Zoológico é um importante ponto turístico de Curitiba e com a proximidade da Copa, a demanda de visitas tende a aumentar. Pensando nisso e na segurança da população, que há anos reivindica melhorias no trecho, vamos deixar a via em condições de acesso recuperando todo pavimento” garantiu o secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse.
Via principal
Em julho de 2013, a via principal de acesso ao Zoológico, pela Rua João Micheletto, no Alto Boqueirão, também recebeu nova pavimentação asfáltica. No local foi implantado um estacionamento com área de 4 mil metros quadrados para abrigar ônibus turísticos.
Ecologicamente correto
A máquina recicladora utiliza uma tecnologia que não causa impacto ambiental e há um aumento da resistência do pavimento. A renovação é feita com a utilização do próprio asfalto antigo, que é processado na recicladora e recebe adição de cimento e água e posteriormente é compactado. O resultado é uma base mais resistente para receber a capa asfáltica e uma obra ecologicamente correta.
Zoo
A média de público do Zoológico é de 700 mil pessoas por ano. Se forem consideradas ainda as visitas de grupos escolares – essas crianças não passam pelas roletas -, este número se aproxima de um milhão de pessoas por ano.
Hoje, o local tem aproximadamente 300 vagas regulares de estacionamento. Inaugurado em 1982, o Zoo tem aproximadamente 1.800 animais de 130 espécies, entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis.