Acesso a medicamentos gratuitos cresce 196%

O acesso a medicamentos gratuitos, para hipertensão e diabetes, cresceu 196% no Paraná, nos últimos oito meses. Em janeiro, 49,5 mil pacientes foram atendidos pelo programa “Saúde Não Tem Preço”, do Governo Federal, enquanto que, em agosto, o índice saltou para 146,8 mil. No país, a quantidade de pessoas beneficiadas triplicou nesse período.

De acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o percentual de hipertensos, em Curitiba, é de 23% da população adulta, e o diagnóstico de diabetes atinge 6,5% da população.

Além dos 11 medicamentos gratuitos para esses tratamentos, o programa “Saúde Não Tem Preço” oferece 14 tipos de medicamentos, com até 90% de desconto, para asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, gripe, e dislipedemia (para o tratamento a colesterol alto e outras disfunções sanguíneas), além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Orientações aos usuários

Para obter os produtos disponíveis no programa, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica. Com informações da Agência Saúde.