Ação Integrada fiscaliza comércio de Pontal do Paraná

Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) vistoriou o comércio de Pontal do Paraná, no Litoral, na noite de quinta-feira (7). No total, foram fiscalizados oito estabelecimentos e dois fechados por questões sanitárias. Participaram da ação as Polícias Civil e Militar, Instituto Ambiental do Paraná, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e fiscais da prefeitura.

O comerciante Hélio Barbosa dos Santos, que recebeu a Aifu, aprova a fiscalização. “Na temporada passada a equipe da fiscalização veio até meu estabelecimento e constatou algumas irregularidades. Com as orientações eu pude melhorar e atender melhor os clientes”, disse.

Um dos principais problemas encontrados foi a falta de adequação das cozinhas de bares, lanchonetes e restaurantes, às normas de Vigilância Sanitária. Os fiscais deram orientações aos comerciantes. Todas as portas e janelas devem ter telas de proteção para evitar que insetos entrem na cozinha. O estabelecimento comercial deve ser totalmente independente da parte residencial. Dentro de congeladores, os alimentos devem ser embalados apenas com saco plástico incolor.

A Vigilância orientou também que compotas e doces caseiros não podem ser comercializados em lanchonetes e restaurantes, como explica a fiscal da prefeitura Agda Lemos. “Todos os produtos devem constar, em cada embalagem individualmente, o CNPJ da empresa que fabricou, valor nutricional e validade”. Segundo a fiscal, estes são os itens básicos que o consumidor deve ficar atento. “Se uma pessoa come um produto caseiro e passa mal? Como o consumidor poderá reclamar?”, questionou. Alguns produtos foram inutilizados pela Aifu por não conter estas informações.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna