Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) vistoriou o comércio de Pontal do Paraná, no Litoral, na noite de quinta-feira (7). No total, foram fiscalizados oito estabelecimentos e dois fechados por questões sanitárias. Participaram da ação as Polícias Civil e Militar, Instituto Ambiental do Paraná, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e fiscais da prefeitura.
O comerciante Hélio Barbosa dos Santos, que recebeu a Aifu, aprova a fiscalização. “Na temporada passada a equipe da fiscalização veio até meu estabelecimento e constatou algumas irregularidades. Com as orientações eu pude melhorar e atender melhor os clientes”, disse.
Um dos principais problemas encontrados foi a falta de adequação das cozinhas de bares, lanchonetes e restaurantes, às normas de Vigilância Sanitária. Os fiscais deram orientações aos comerciantes. Todas as portas e janelas devem ter telas de proteção para evitar que insetos entrem na cozinha. O estabelecimento comercial deve ser totalmente independente da parte residencial. Dentro de congeladores, os alimentos devem ser embalados apenas com saco plástico incolor.
A Vigilância orientou também que compotas e doces caseiros não podem ser comercializados em lanchonetes e restaurantes, como explica a fiscal da prefeitura Agda Lemos. “Todos os produtos devem constar, em cada embalagem individualmente, o CNPJ da empresa que fabricou, valor nutricional e validade”. Segundo a fiscal, estes são os itens básicos que o consumidor deve ficar atento. “Se uma pessoa come um produto caseiro e passa mal? Como o consumidor poderá reclamar?”, questionou. Alguns produtos foram inutilizados pela Aifu por não conter estas informações.