A equipe da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) vistoriou 25 bares e lanchonetes de Morretes e Antonina, no Litoral, na noite de sábado (23). Um estabelecimento foi fechado em Morretes e quatro em Antonina. O principal problema encontrado foi a falta de higiene na cozinha. A equipe realizou 54 autuações administrativas.
Fiscais da prefeitura de Antonina aplicaram multa de pouco mais de R$ 2,6 mil para um comerciante que mantinha seu estabelecimento aberto sem alvará. Além disso, o mesmo estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária Estadual para se adequar às normas de higiene. Também participaram da ação as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar.
Desde 1.º de dezembro, a Aifu catalogou 600 estabelecimentos comerciais Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Até 19 de dezembro foram feitas orientações sobre quais os alvarás e certificados que os comerciantes deveriam ter. Depois, a equipe começou a voltar nesses estabelecimentos para autuar, multar e, caso fosse necessário, interditar aqueles que não se adequaram às orientações.
Cigarro
De acordo com o coordenador-estadual da Aifu, coronel Honório Olavo Bortolini, os consumidores e comerciantes de maneira geral respeitam a nova lei antifumo. “A maioria dos estabelecimentos já possui cartazes informando a proibição de fumar em locais fechados ou cobertos. Quando flagramos alguma situação irregular, nós fazemos a orientação.”