O vice-prefeito e coordenador operacional das Administrações Regionais, Luciano Ducci, deu início nesta segunda-feira (29) à ação concentrada de manutenção urbana na regional Boqueirão. Ducci conversou com os funcionários da Prefeitura que, ao longo da semana, trabalharão em obras de pavimentação, recuperação de ruas, serviços de limpeza de ruas e galerias de água, recolhimento de entulhos e troca de lâmpadas.

continua após a publicidade

“Temos um grande desafio, que é preparar a cidade para a Copa de 2014. Mas neste momento é importante manter as demandas das comunidades dos bairros, que em alguns casos são pedidos antigos”, disse Ducci.

O vice-prefeito vistoriou as obras da nova creche Jardim dos Nobres, na rua Almirante Donadello, no Alto Boqueirão, que abrirá 250 vagas. O investimento da Prefeitura é de R$ 2,1 milhões. “Faz muitos anos que eu moro aqui e agora vou conseguir vaga para meus netos. Estamos muito felizes”, afirmou o comerciante José Mauri de Andrade, líder comunitário e morador da região.

Para a presidente da Associação de Moradores Quatro Vilas, Cecília Maria Azevedo Santana, a creche é uma grande conquista da comunidade. “Agora queremos ver se é possível ter um espaço para a associação desenvolver projetos sociais no terreno anexo à creche”, disse ela.

continua após a publicidade

A regional também tem uma série de obras importantes em andamento. “Estamos revitalizando a avenida Marechal Floriano, para implantar o ônibus Ligeirão, a rua Tenente Francisco Ferreira de Souza está quase pronta, e começamos a fazer o recape da Rua das Carmelitas, que é uma das maiores do bairro, e vamos fazer muito”, disse Ducci. O vereador Francisco Garcez participou do encontro.

Ducci também foi conhecer o novo conjunto Moradias Nilo, que vai receber em breve as primeiras 19 famílias transferidas da favela da Vila Nova, às margens do Ribeirão dos Padilha. As obras estão sendo executadas em parceria com o Governo Federal, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento.

continua após a publicidade

Ducci encontrou com a costureira Cecília Bezerra Tavares, que saiu do Acre para morar em Curitiba há 13 anos e vivia na Vila Nova, com um filho de 7 anos e o marido. “Tô tão feliz que mal dá acreditar que vamos sair daquela beirada de valetão. O prefeito disse que ia tirar a gente de lá e nós estamos saindo para uma casa linda”, agradeceu Cecília ao vice-prefeito.

A primeira etapa do conjunto Moradias Nilo deve ser entregue até o final do mês de julho, com casas para 19 famílias. A Prefeitura já iniciou as obras de terraplanagem e drenagem, que vão acabar com as enchentes naquela área, para concluir o restante da obra, que irá atender outras 70 famílias pelo Programa Habitacional da Prefeitura.

“O conjunto é uma grande benfeitoria para essa área, que sempre alagava. As pessoas entravam em casa com água pela cintura e animais como vacas, cavalos e galinhas morriam afogados. Tudo isso está acabando e o bairro ficando bonito”, comentou a presidente da Associação de Moradores Hortência Sul, Alexsandra Costa Fernandes.

Ducci conheceu também a Escola Municipal Helena Antipoff, que atende mais de 300 alunos da educação especial. A escola está recebendo obras de ampliação, substituição do piso e telhado, além de adequações internas e da quadra esportiva.

O vice-prefeito também conversou com alunos da Escola Municipal Germano Paciornik, que ganhou uma quadra esportiva coberta. “Agora temos um espaço adequado para trabalhar com as crianças no pátio, seja com chuva ou com sol muito forte”, disse a diretora, Teresa Pereira.