Acadêmicos atendem população gratuitamente

Será que a rotina que você segue diariamente não está fazendo mal para a sua saúde? Esta pergunta pode ser respondida por alunos do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Tuiuiti do Paraná, que desde quarta-feira estão na Praça Rui Barbosa, centro de Curitiba, das 8h às 17h, avaliando o desenvolvimento de bebês, a qualidade de vida de adultos e a memória de idosos, podendo diagnosticar prematuramente possíveis casos do mal de Alzenheimer. Hoje é o último dia para quem quiser se consultar de graça.

A coordenadora do curso, Ísis Maria Roriz, diz que por meio de testes é verificado se, na rotina dos adultos, há espaço para o lazer, se a alimentação é adequada e se a pessoa dorme no mínimo 7h por dia. Se for constatado que não há equilíbrio nas atividades, os estudantes fazem um trabalho de orientação. Se o problema for mais sério, a pessoa é encaminhada a uma das clínicas da universidade.

Nos bebês, é verificado o desenvolvimento. “Se for constatado que uma criança de um ano ainda não senta, é porque algo está errado”, exemplifica.

Para os idosos, é feito um teste que aponta a qualidade da rotina diária e também como está a memória. Um dos primeiros sinais do Mal de Alzenheimer é o esquecimento. “Essa doença aparece após os cinqüenta anos e o quanto antes os sinais forem detectados, melhor são combatidos”, afirma a coordenadora.

De acordo Ísis Roriz ,o evento, que está em sua décima edição, é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática o que aprenderam e ainda de conhecer a clientela com quem vão trabalhar. Além disso ela destaca que a Universidade está cumprindo sua função que é de prestar serviço à população.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo