O fundador da academia, o ex-governador
Paulo Pimentel, foi homenageado.

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) completou 33 anos ontem. Numa cerimônia realizada na sede da academia, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que também fez parte dos festejos do sesquicentenário da Polícia Militar do Paraná, o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e ex-governador, Paulo Pimentel, foi homenageado. Uma placa com um poema de William Shakespeare foi a homenagem da Polícia Militar a Pimentel, que, enquanto governador, criou a academia em 8 de março de 1971.

Lisonjeado com a lembrança, Pimentel destacou que desde aquela época o principal problema do Brasil era a educação. Por isso, resolveu contribuir para resolver essa situação criando várias instituições de ensino superior no Estado. “O terreno era uma granja avícola que pertencia à secretaria da Agricultura. Eu sempre sonhei em fazer daqui uma universidade, como havia feito em Londrina e Maringá. Mas Curitiba já tinha a Federal, então fizemos a academia militar”, contou o ex-governador, destacando que desde seu surgimento a academia é a melhor da América Latina. “Estudantes do Uruguai, Chile, Argentina e outros países vêm se especializar aqui. É importante lembrar que a instituição forma não só em nível militar. Muitos formados aqui hoje são promotores, juizes de Direito, etc”, afirmou.

O comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti, lembrou que no próximo ano, o número de vagas para a academia – que faz sua seleção no mesmo vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – será maior. “Estamos discutindo justamente isso. Mas, agora, com o apoio do governo do Estado, provavelmente teremos condições de aceitar mais calouros”, afirmou, destacando que o convênio com a UFPR não se limita apenas ao vestibular.

Formação

Desde sua fundação, a APMG já formou 1.432 aspirantes a oficial, 671 capitães e 70 oficiais superiores. No curso de aspirante a oficial o aluno recebe o treinamento por três anos, que são completados com mais um para que ele passe de aspirante a oficial.

continua após a publicidade

continua após a publicidade