A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A realizará nesta sexta-feira (15) sessão pública para abertura de proposta de preço da licitação para seleção e contratação de empresa de serviço de monitoramento eletrônico de trânsito por sistema fixo de radares.
A licitação para contratação de serviços de radar foi iniciada em 20 de julho, quando sete empresas apresentaram envelopes contendo documentação e propostas técnica e de preço.
Seis empresas foram desclassificadas segundo avaliação da Comissão Especial de Licitação nos relatórios e anexos apresentados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) órgão do governo do Estado contratado pela Urbs para realização de avaliação em campo. A lei de licitações (8666/93) veta a abertura de propostas de preço de empresas desclassificadas.
A licitação prevê contratação de empresa para substituição, manutenção e operação de todos os radares: serão 70 equipamentos para medição de velocidade; e 70 equipamentos que além da velocidade também registram avanços de sinal e parada sobre a faixa de pedestres.
A licitação não prevê a compra dos radares, mas a locação para prestação completa do serviço, com a instalação, operação e manutenção dos equipamentos.
A licitação dos radares é a de número 004/2008. Atas e demais documentos da licitação estão disponíveis no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br). Entrando na página, procure na barra à esquerda pela palavra Licitações. A consulta pode ser feita por visitantes ou cadastrados.
Para fazer o cadastro, o que permite baixar documentos da internet, basta preencher os dados solicitados fornecendo e-mail para receber comunicados de inserção de novos documentos no site.
O uso de equipamentos eletrônicos para fiscalização de trânsito está previsto no artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro e em resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)