Estão abertas as inscrições para o Edital de Apoio a Projetos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, bem como para um edital conjunto com a Fundação Araucária, organização paranaense de fomento à pesquisa. Os interessados devem inscrever suas propostas até 31 de agosto. Podem concorrer ao financiamento projetos que contribuam para a conservação da natureza em qualquer região do Brasil e que sejam realizados por instituições sem fins lucrativos, como organizações não governamentais ou fundações ligadas a universidades. As inscrições para os editais podem ser feitas no site www.fundacaogrupoboticario.org.br.

continua após a publicidade

O edital Fundação Grupo Boticário & Fundação Araucária possui uma chamada anual e tem como objetivo financiar projetos de instituições paranaenses que contribuam para a conservação da natureza no Paraná, com prioridade para a região da Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucárias) e para a região litorânea do estado, com duração de até três anos. Para esse edital, também são aceitas propostas de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa de natureza pública, com sede e CNPJ no Paraná. Nesses casos, os projetos devem ser enviados diretamente para a Fundação Araucária.

Para o tradicional Edital de Apoio a Projetos, que possui duas chamadas anuais, são selecionados projetos de conservação da natureza em todas as regiões do Brasil. O edital possui seis linhas temáticas, entre elas: ações para implementação de políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais; estudos para a criação ou manejo de unidades de conservação; e pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.

Além de projetos desenvolvidos em até três anos, cujas propostas são recebidas por meio dos editais, a Fundação Grupo Boticário também financia iniciativas de maior duração (até quatro anos). Chamadas de programas, elas visam a apoiar instituições para que empreendam ações de médio a longo prazos, resultando em medidas efetivas e práticas de conservação da natureza. Para essa linha de Apoio a Programas, criada em 2010, é necessário enviar, até 10 de setembro, uma carta-consulta para o e-mail picn@fundacaogrupoboticario.org.br, com informações gerais sobre a iniciativa a ser proposta. O valor do financiamento fica em torno de R$ 400 mil por programa.

continua após a publicidade