As escolas da rede pública estadual de ensino dão início hoje ao cronograma de matrículas (Ver quadro) do ano letivo de 2011. O primeiro grupo será os novos alunos de 6.ª a 8.ª séries do Ensino Fundamental e de 2.º e 3.º anos do Ensino Médio.
O período que vai até o dia 19 deste mês contempla apenas as crianças e adolescentes que não estão estudando ou são procedentes de outras escolas (particulares, municipais ou de outros estados). Os pais ou responsáveis devem procurar a instituição na qual o aluno irá ingressar.
Os documento exigidos pela Secretaria do Estado da Educação do Paraná (Seed) são a original e uma fotocópia da certidão de nascimento do aluno (além da carteira de identidade para maiores de 16 anos), comprovante de residência e histórico escolar ou declaração da escola de origem, no caso de transferência. Vale lembrar que, para efetivar a matrícula, não é necessário que o responsável seja maior de idade.
Pelos dados da Seed, aproximadamente 1,4 milhão de estudantes são atendidos pela rede pública estadual de ensino. Só na capital são 200 mil alunos da 5.ª série do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio.
Segundo a prefeitura de Curitiba, as escolas municipais, que atendem de 1.ª a 8.ª séries do Ensino Fundamental, totalizam quase cem mil alunos. Já a rede estadual privada de ensino, de acordo com o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinep-PR), Ademar Batista Pereira, atende em torno de 160 mil estudantes no Ensino Fundamental e 70 mil no Ensino Médio.
“Os valores das mensalidades em todo o Estado são muito variados, dependem da região onde a escola está situada e podem oscilar entre R$ 200 e R$ 1,3 mil”, informou Pereira.
Vaga garantida
Segundo a assessoria da Seed, todas as escolas estaduais estão preparadas para orientar a população em relação às matrículas. Informações também podem ser obtidas nos Núcleos Regionais da Educação (NREs). O atendimento pelo telefone 0800-643-2643 começará no dia 13 de dezembro.
“É importante ressaltar que os alunos já têm vaga garantida nas escolas do Estado, esse processo é apenas para confirmar seu lugar”, enfatizou Simone Martinez, diretora de Administração Escolar da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude).
A rede pública estadual de ensino segue o georreferenciamento, sistema em que o aluno é matriculado na escola mais perto de sua residência. “Porém, mesmo que não haja disponibilidade na escola mais próxima, os pais podem ficar tranquilos que seus filhos têm vaga assegurada em outra”, complementou.
Cronograma
Redação
Alunos novos de 6.ª a 8.ª séries do Ensino Fundamental ou 2.º e 3.º anos do Ensino Médio – de 03 a 09 de novembro;
Envio da carta-matrícula para alunos da rede pública estadual -de 22 e 26 de novembro;
Apresentação das cartas no estabelecimento indicado pelo documento (rematrícula) – de 29 de novembro a 10 de dezembro;
Alunos novos da 5.ª série do Ensino Fundamental e 1.º ano do Ensino Médio – de 13 a 17 de dezembro;
Transferências – a data será definida após a reabertura das escolas estaduais em janeiro de 2011.