Abdo aponta desafios dos jornais

No último dia 27, a Associação das Empresas Proprietárias de Jornais Diários e Revistas do Paraná completou 25 anos. Durante todo este tempo, o jornalista Abdo Aref Kudri esteve à frente da entidade, sendo reeleito sucessivamente. Ele e os vice-presidentes, Paulo Pimentel e Francisco Cunha Pereira Filho, foram testemunhas do desenvolvimento da imprensa no Estado.

Nesses anos, Abdo viu o advento da internet e tem a certeza de que a mídia impressa não vai perder nunca seu espaço. "Os impressos participam mais da vida das pessoas. Elas podem levar para casa e ler quando quiserem. É um documento", destaca.

Abdo também analisa o perfil dos leitores paranaenses e, ao contrário do que se imagina, as classes média e baixa são as que mais compram jornais. "Eles estão cada vez mais críticos com o acesso a vários meios de comunicação."

Depois de 25 anos, os maiores desafios dos jornais continuam sendo os mesmos de antigamente. "Sobreviver às crises econômicas." O jornalista comenta que as empresas conseguiram resistir a todos os problemas, unidas. "O Paraná é o único estado em que isso acontece. Trabalham juntas, mas existe uma competição saudável atrás da notícia", completa.

Quando a associação foi fundada, havia apenas 14 empresas. Hoje são 49 em todo o Estado. Na época, as crises econômicas afetavam profundamente a sobrevivência dos jornais e revistas. Ao longo do tempo, muitas foram ficando pelo caminho. Abdo também lembra as perseguições políticas, que quase levaram muita gente à falência. "Hoje ainda existe, mas muito menos", analisa.

Há cinco anos, a entidade ganhou mais força com a criação do Sindicato dos Jornais e Revistas do Paraná, que agora é responsável por toda a parte jurídica. Foi eleita a mesma diretoria que atua na associação.

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