A Sanepar informa que cerca de 340 mil pessoas de Curitiba e Região Metropolitana devem fazer rigorosa economia de água, mesmo os que possuem reservatório domiciliar, pois a previsão é que ? para estes moradores – o abastecimento seja reiniciado na sexta-feira, em horário a ser confirmado.
Na tarde de terça (dia 10) ocorreu o comprometimento estrutural da câmara de sucção da elevatória do reservatório Jacob Macagnan, localizado em Pinhais. Esta elevatória é responsável pelo fornecimento de água da área de influência do próprio reservatório Jacob Macagnan e também pelo bombeamento de água para outros reservatórios, como Bairro Alto, Vila Guarani, Jardim Araçatuba, Colônia Faria, Alphavile e Quatro Barras, sendo que cada reservatório abastece determinada região. Não há outra opção para transferir água tratada para as regiões afetadas.
Técnicos da empresa passaram a noite trabalhando na avaliação dos danos ao sistema e nas primeiras horas desta manhã (dia 11) iniciaram os serviços de conserto. São necessárias 48 horas para fazer os reparos e retornar a operação do reservatório e mais 24 horas para que a água volte a todos os moradores.
As regiões afetadas são Campina Grande do Sul, parte de Colombo, parte de Pinhais, parte de Quatro Barras, parte dos bairros curitibanos Bacacheri, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Jardim Social, Tarumã, Atuba, Santa Cândida, Boa Vista, Tingui.