Festas de final de ano e férias significam exageros na comida e nas bebidas alcoólicas. Mas, com algumas dicas, é possível desintoxicar o corpo e voltar à rotina sem maiores problemas. Quem exagerou também precisa tomar outro cuidado: não deixar que as comidas mais pesadas tornem-se cardápio comum por muito tempo.
A nutricionista Vanessa Vieira de Souza conta que a desintoxicação começa com o aumento no consumo de líquidos. Sucos, como de abacaxi e melancia, são bem-vindos. Água de côco também. “Deve-se ainda ingerir alimentos ricos em fibras e vitamina C, que é antioxidante”, comenta.
Essa substância ajuda na eliminação da gordura. A nutricionista orienta que seja feita uma dieta de desintoxicação uma vez na semana, sem a ingestão de carboidratos e molhos gordurosos.
Para quem abusou da bebida, o primeiro passo é fazer atividades físicas para eliminar o excesso de álcool no corpo. Paralelamente, por três ou quatro dias, pode-se tomar um suco de abacaxi, folhas de hortelã e limão.
“Esse suco ajuda a fazer uma boa limpeza no fígado”, explica Vanessa. Deve-se tomar um litro desse suco durante o dia. “Também é necessário diminuir o consumo de alimentos muito gordurosos”, instrui a nutricionista.
Exercício
Depois das festas, muita gente aproveitou para caminhar e correr ontem pela manhã no Parque Barigüi. Os frequentadores conheceram um novo conjunto de equipamentos para exercícios físicos de musculação e alongamento. Eles são indicados para pessoas da terceira idade, mas qualquer um pode usá-los.
A professora Sônia Fertomani e a comerciária Maria Lazaretti fizeram ontem atividades físicas nos aparelhos e caminharam no parque. “A gente sempre exagera na comida. Mas aos poucos tudo vai voltando ao normal”, garante Sônia.