O Mercado Municipal de Curitiba, localizado no centro da cidade, completou ontem 45 anos. Centenas de pessoas, entre fregueses, comerciantes, funcionários e autoridades políticas se reuniram no local para comemorar a data. Às 9h houve apresentação de um estudante da escola de Belas Artes do Paraná, que desenhou caricaturas de pessoas que faziam compras ou passeavam pelo mercado.
Às 10h30, na praça de alimentação, houve apresentação do Coral Itálico, de trinta vozes. Na seqüência, apresentaram-se 35 alunos do Conservatório Musical Som Maior. De 12 a 17 anos, eles fazem parte dos programas Da Rua para a Escola e de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
O auge da festa se deu às 11h30, quando foi cortado o bolo de aniversário preparado por comerciantes filiados à Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal. “Temos muito o que comemorar. O Mercado Municipal não é apenas um centro de compras, mas um ícone de Curitiba. É uma referência histórica e ponto obrigatório de compras e lazer da cidade”, disse o vice-prefeito Beto Richa, que compareceu às festividades representando o prefeito Cássio Taniguchi.
A programação festiva prosseguiu à tarde. Até as 13h, as crianças puderam participar de oficinas de pintura e maquiagem, promovidas respectivamente pela Fundação Cultural e pela Secretaria do Esporte e Lazer de Curitiba. Das 13h às 13h30, na praça de conveniências do mercado, houve apresentações de capoeira realizadas por participantes do grupo Muzenza.
Segundo a coordenadora do mercado, Helena Sobania, a comemoração pelos 45 anos vai continuar até o final de agosto. Na parte interna e externa do mercado, devem acontecer apresentações de peças de teatro, mostras de fotografias, desenhos, artesanato e pinturas dos alunos da escola de Belas Artes.
Serviço
O Mercado Municipal funciona na Avenida Sete de Setembro, 1865 (Jardim Botânico). Fica aberto de terça a sábado, das 6h às 18h; aos domingos, das 8h às 13h, e às segundas-feiras, das 6h às 14h. (Cintia Végas)
Local recebe 3 mil pessoas por dia
O Mercado Municipal, onde hoje está localizado (Rua Sete de Setembro), foi inaugurado no dia 2 de agosto de 1958. O espaço foi projetado pelo urbanista francês Alfred Agache e tem como engenheiro responsável o ex-prefeito Saul Raiz.
No ano passado, durante seis meses, o local passou por um processo de reforma e revitalização. Foram feitas mudanças no piso, nas redes de água e esgoto, na área de alimentação e no sistema de iluminação. A obra custou R$ 2,3 milhões.
Em 29 de março deste ano, dia do aniversário de Curitiba, o mercado ganhou um painel de 33 metros quadrados assinado pelo artista plástico Poty Lazzarotto. A obra retrata um comerciante oriental em sua banca de hortifrutigranjeiros.
Diariamente passam pelo mercado cerca de 3 mil pessoas. O estabelecimento, conhecido pela grande variedade de produtos exóticos, possui cerca de 5 mil metros quadrados de área e abriga 130 comerciantes. (CV)