Em Curitiba, a Bacia do Rio Bacacheri é a que apresenta o maior indicador de atendimento com coleta e tratamento de esgoto e também o melhor índice de ligações – entre o imóvel e a rede da Sanepar – feitas corretamente. A informação é da diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa. Naquela bacia, 92% das ligações de esgoto estão regularizadas. No total 20.312 proprietários de imóveis se preocuparam em dar o destino adequado ao esgoto e deixaram de poluir o meio ambiente. No entanto, 1.670 imóveis ainda estão lançando o esgoto na galeria de água da chuva ou diretamente no Rio. Estes, estão passíveis de pagar multa.
O reflexo disso já é percebido no próprio rio, onde é possível ver peixinhos nadando. Patos selvagens, e até tartarugas, voltaram a freqüentar a região. Os índices positivos, segundo Maria Arlete, demonstram o grau de conscientização e comprometimento dos moradores da Região Norte de Curitiba. A Sanepar executou 21 mil metros de rede coletora na região como uma das ações de preservação da bacia hidrográfica do Bacacheri. Os recursos são oriundos da Caixa Econômica Federal. ?Com o projeto em andamento desde 2004, verificamos a melhoria na qualidade da água do Rio Bacacheri, além do envolvimento das escolas do entorno nas atividades de conservação?, explicou a diretora de Meio Ambiente.
Conscientização é tudo ? Os alunos das redes estadual e municipal de ensino da região Norte de Curitiba também demonstraram total envolvimento com as questões ambientais e ações ecologicamente corretas. Orientados pelos professores das mais diversas disciplinas, no decorrer do ano letivo, os estudantes receberam informações sobre lixo, reciclagem, mata ciliar, preservação da água, biodiversidade, entre outras.
Agora, no final do ano, participaram do concurso do projeto Amigos do Rio Bacacheri (Amiriba), para escolha das melhores frases, mascote e tiras. A premiação ocorreu hoje, 23 de novembro, no Parque Bacacheri e fez parte das comemorações do Dia do Rio.
O desenho realizado pelo aluno Lucas Bregolin, de 12 anos de idade ? um anjo da água ? foi escolhido como o mascote do Rio e vai ser usado na divulgação das ações de educação socioambiental e preservação da Região. Com a frase: ?O Rio Bacacheri ainda tem salvação, é só uma questão de consciência e preservação?, a estudante Isabelle Kirchmer Puppi, 10 anos de idade foi a vencedora. A tira em quadrinhos vencedora foi de Liege Ferreira Rodrigues, de 11 anos que tratou da força de vontade de cada um para preservar o Rio Bacacheri.
Os alunos das escolas do entorno do Rio Bacacheri também realizaram exposição de maquetes e cartazes sobre a importância da preservação, conscientização dos moradores com relação ao meio ambiente.
Ao longo do ano, a comunidade vem participando de atividades como plantio de mudas, produzidas nos viveiros da Sanepar.