Reunindo grande parte da comunidade jurídica trabalhista do Brasil, começou ontem, no Hotel Mabu, em Curitiba, o 7.º Encontro Sul-Brasileiro de Procuradores do Trabalho. A conferência de abertura foi dada pelo ministro Ilmar Galvão, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento é promovido pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9.ª Região.
A procuradora do trabalho Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes, uma das organizadoras do evento, explicou que o encontro começou há sete anos buscando uma troca de idéias entre os envolvidos com a Justiça Trabalhista. “Nossa atuação muitas vezes é solitária. Podemos fazer trabalhos similares aos do colega ao lado e não conhecer o procedimento que ele está adotando. Com o evento acontecem trocas de experiências”, contou Cristiane, explicando que com o passar do tempo o evento virou um grande encontro da comunidade jurídica trabalhista. “É importante que os ministérios públicos Federal, Estadual e do Trabalho saibam como os outros atuam”, confidenciou. Para ela, o evento é a oportunidade de a classe ganhar força para se defender de situações contrárias ao bom desenvolvimento de seu trabalho.
O evento vai até amanhã. Além da palestra do ministro Galvão, que falou sobre a crise no Poder Judiciário, abordando principalmente a questão da Justiça Trabalhista, será proferida amanhã, pela manhã, a palestra do procurador da República Luís Francisco Fernandes de Souza, responsável pela denúncia da violação do painel eletrônico do Senado.