66 mil voltam às aulas na rede municipal

O ano letivo começou ontem para a maior parte dos alunos da rede municipal de ensino. Mais de 66 mil crianças, de 118 escolas (70% das mantidas por Curitiba), voltaram à rotina dos estudos. A capital adota um calendário independente para cada escola, desde que sejam cumpridos 200 dias letivos. Assim, a volta às aulas será gradual até o dia 14. Na segunda-feira, 1,2 mil crianças já tinham retornado. Hoje, mais 24 mil estudantes entram novamente nas salas de aula.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, mais de 103 mil alunos foram matriculados na rede de ensino até dezembro. Ainda é possível fazer as matrículas, sendo necessário levar uma fotocópia e o documento original da certidão de nascimento da criança, um documento de identificação do pai ou responsável e uma conta de luz na escola mais próxima ou nos núcleos de educação nas Ruas da Cidadania.

A volta às aulas foi comemorada por Fabiana Maria Henning, mãe de Kelly, de cinco anos, que freqüenta a escola municipal Ulisses Silveira Guimarães, no Abranches. "Para mim, a volta às aulas é excelente. Apesar de ser o primeiro dia, a minha filha já estava acostumada a acordar cedo. Isso não foi um problema", conta.

Érico Wolfesgrau, que faz transporte escolar de crianças, diz que ninguém se atrasou no primeiro dia de aula. "Foi tudo muito sossegado. Não teve correria para mim porque as aulas nos colégios estaduais começam só na quinta-feira", comenta.

A situação foi completamente diferente para o mecânico Alberto Venâncio Fernandes. No momento de acordar, ele teve que conversar e negociar muito com a filha Milene, de cinco anos. Era o primeiro dia dela na escola e estava muito nervosa. "Até chegamos atrasados. Mas foi mais difícil para o pai do que para a filha. A partir de agora será uma rotina diferente para nós", afirma.

Quem festejou mesmo o retorno dos alunos foi o comerciante Celso Ribeiro Moreira, dono de uma mercearia perto da escola Ulisses Silveira Guimarães. "Com a volta às aulas, o movimento dá uma boa melhorada. Passo a vender mais doces por causa da criançada. Para mim, é ótimo", comemora.

Na rede estadual de ensino, as aulas recomeçam amanhã. Os números ainda não foram fechados pela Secretaria de Estado da Educação, mas a expectativa é que 1,4 milhão de alunos freqüentem as escolas estaduais em 2006, o mesmo patamar atingido no ano passado. Algumas escolas particulares iniciaram o ano letivo anteontem, mas há colégios que estipularam o retorno para o dia 13.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo