60 anos da tomada de Monte Castelo

Uma solenidade em frente ao Museu do Expedicionário, em Curitiba, marcou ontem as comemorações dos 60 anos da tomada de Monte Castelo, ocorrida em 21 de fevereiro de 1945. Usando o slogan "Fizemos ontem, faremos sempre", o Exército lembrou a data com atividades em todo o Brasil, já que essa batalha é considerada a maior conquista brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Durante a solenidade, alguns ex-combatentes foram homenageados com a medalha sargento Max Wolf Filho, que era paranaense e foi considerado um herói durante a 2.ª Guerra. Um desses homenageados foi Hely Marés de Souza, um dos primeiros soldados do Estado a ser convocado para integrar o batalhão de artilharia. Para ele, a experiência de ter participado da guerra foi importante pela "disciplina e ordem que levei para toda a vida".

Para o general-de-divisão, comandante da 5.ª Região Militar e da 5.ª Divisão de Exército – que representa Paraná e Santa Catarina -, Luiz Carlos Minussi, a importância de comemorar a data é uma forma de reconhecer os feitos dos pracinhas, "e que servem de exemplo para a nossa juventude". O general ressaltou que esses homens superaram dificuldades, não só climáticas, mas como de coragem.

Para o general da reserva da Iugoslávia, Karlo Burig, que também participou da guerra, as lembranças dessa fase foram de muita fome e tristeza, principalmente quando tinham que carregar colegas combatidos. Ele lembra que para enfrentar o frio, eles precisavam vestir as roupas dos mortos.

História

O Brasil participou da batalha com um contingente de 25 mil militares, dos quais 1,3 mil eram do Paraná. Entre mortos, feridos e desaparecidos, o Exército contabilizou 2,3 mil homens. Monte Castelo, situada no sul da Itália, no vale do Rio Pó, era uma posição de grande valor estratégico, com extensos campos minados. A operação militar com a participação dos soldados brasileiros durou três meses. Após três tentativas fracassadas, na manhã do dia 21 de fevereiro de 1945 aconteceu a tão esperada vitória, depois de 12 horas de combate.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo