Uma a uma, as plantas foram quebradas.

Na madrugada de ontem, o vandalismo mostrou mais uma vez a sua leviandade anônima. Foram destruídas 50 palmeiras plantadas há três anos pela Prefeitura ao longo da Avenida Afonso Camargo. Das 250 “jerivá”- nome popular da palmeira -. plantadas no local, vândalos já haviam destruído 62 em 2002.

Segundo o diretor do Departamento de Produção Vegetal do Município, Edélcio Marques dos Reis, a ação foi promovida por pessoas que sabiam o que estavam fazendo. “As palmeiras que estavam com quase 2 metros de altura foram mortas e não danificadas. A intenção foi matá-las agora, quando estavam desenvolvendo o seu tronco”.

O fato intrigante e triste para a comunidade, de acordo com ele, é que a Avenida Afonso Camargo foi escolhida para iniciar um paisagismo diferente na cidade. Nenhuma outra avenida em Curitiba tem palmeiras como arborização.

Edélcio explicou que as palmeiras serão levadas para o horto municipal, onde será feita uma avaliação. As que puderem ser recuperadas serão postas em viveiros e depois recolocadas em via pública.

Edélcio não precisou o prejuízo. “Fica difícil falar em valores. Para se ter uma noção, o município leva nove anos para colocar a muda da árvore na via.” Na próxima segunda-feira, equipes do horto farão o replantio de novas palmeiras no local.

continua após a publicidade

continua após a publicidade