Só no primeiro dia

39 motoristas foram multados por trafegar na faixa exclusiva

Somente nesta segunda-feira (07), primeiro dia de fiscalização da faixa exclusiva para ônibus na Rua XV de Novembro, 39 motoristas foram multados por trafegar na pista de uso restrito, implantada há um mês com o objetivo de dinamizar o trânsito entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e Rua João Negrão.

Os motoristas flagrados circulando pela faixa serão autuados por infração leve, além de ter três pontos descontados da carteira e ter que pagar R$ 53,20. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), dois radares devem ser implantados na região para auxiliar os quatro fiscais de trânsito na caça aos condutores foram da lei.

Regras

À exceção dos ônibus, somente os taxistas podem transitar pela faixa para pegar e deixar passageiros, no entanto, estão proibidos de estacionar no local, para isso, é preciso entrar nas guias das residências e prédios. Moradores da região podem acessar o trecho exclusivo somente para entrar nas garagens.

Quem precisar fazer uma conversão à direta deve utilizar as caixas que antecedem as esquinas. São espaços de 20 metros criados para permitir a manobra. No entanto, a Setran alerta que é preciso estar atento porque, mesmo nas esquinas, a preferência é os ônibus. Já quem precisar acessar os comércios da região poderá usar as faixas somente para entrar nas guias rebaixadas.