O reflexo mais direto da estiagem que perdura há meses no Estado entra na sua segunda semana: o rodízio de fornecimento de água. Hoje o efeito está sendo percebido por aproximadamente 313 mil pessoas incluídas no grupo 4 do racionamento. Às 14h serão fechados os registros que bombeiam água para os bairros do Abranches, Ahu, Atuba, Bacacheri, Barreirinha, Boa Vista, Cabral, Cachoeira, Centro Cívico, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingüi. Também ficarão sem abastecimento Almirante Tamandaré e Colombo. O fornecimento só será normalizada às 16h de amanhã.

continua após a publicidade

Amanhã, também às 14h, entra em operação o rodízio para o grupo 5, no Cajuru e Uberaba, juntamente com Pinhais, Piraquara e São José Dos Pinhais. Neste grupo estão mais de 350 mil pessoas.

Economia

A Sanepar apela para que todos os moradores de Curitiba e da Região Metropolitana continuem economizando água, mesmo nos dias em que não estão incluídas no rodízio. ?Estamos enfrentando série crise provocada pela natureza. Enquanto não chover em quantidade significativa, todos precisando reduzir o consumo de água tratada?, enfatiza a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar Maria Arlete Rosa.

Ela recomenda que as atividades não-urgentes sejam adiadas. Carro, cortinas, cobertores, edredons e tapetes não devem ser lavados agora. As calçadas devem ser limpas com pano e a água usada para lavar roupa. A água do tanque ou lavadora também serve para limpar banheiros e pisos. O tempo no banho precisa ser reduzido.

continua após a publicidade