Tão comum quanto cruzar com estrangeiros pela área bloqueada ao redor da Pedreira Paulo Leminski, que abriga a Fifa Fan Fest durante a Copa do Mundo, é encontrar policiais e seguranças. Segundo o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R) de Curitiba, para o evento desta terça-feira (17), cerca de 300 profissionais estão mobilizados para pontos considerados estratégicos na área ocupada pela Fifa Fan Fest. No grupo há policiais militares e civis, guardas municipais, policiais federais e integrantes da equipe de segurança contratada pela própria Fifa. Em toda a cidade, o contingente específico para atender o Mundial soma dois mil profissionais.
O coordenador adjunto do CICC-R e comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), coronel Milton Isack Fadel Júnior, explica que todo esse aparato é fruto de uma planejamento iniciado há dois anos, envolvendo 33 instituições de segurança de âmbito federal, estadual e municipal. O resultado disso, segundo o coronel Fadel, é o baixo número de ocorrências até o momento. “Não houve nenhuma situação de alto risco, somente algumas situações de pessoas que beberam demais ou estavam trazendo drogas”, afirmou. Segundo ele, até hoje, essas situações não ultrapassaram 50 ocorrências. “Nosso pessoal tem trabalhado muito na verificação do que os torcedores estão trazendo para a Fan Fest e a convivência com os torcedores e a comunidade do entorno está sendo harmoniosa”, avaliou. De acordo com ele, a atuação do grupo designado para o evento inicia 8h30 da manhã e segue até uma hora após o encerramento da programação da Fifa Fan Fest.
Além do efetivo reforçado, a segurança no evento conta com recursos como a Plataforma de Observação Elevada (POE) e um caminhão onde funciona o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). “Como o próprio nome do evento sugere, a recomendação é que o torcedor venha se divertir, sem trazer muita coisa para evitar transtornos na verificação e disposto a seguir as orientações dos policiais para contribuir para que se mantenha essa convivência harmoniosa que estamos registrando no espaço até agora”, orienta.
Quanto às manifestações, o coronel considera pouco provável que haja alguma situação desse tipo na Pedreira. “A retirada da pulseirinha antes do evento contribui para evitar isso. E também observamos que os manifestantes querem holofote e visibilidade, como a Pedreira é distante do centro da cidade, o risco é pequeno, mas estamos preparados para atender as mais diferentes situações”.
Pulseirinhas
Assim como os organizadores do evento, os policiais reforçam a recomendação de que os torcedores procurem retirar com bastante antecedência a pulseirinha. “Isso garante tranquilidade no trânsito que sofre um certo congestionamento durante o evento e a satisfação de quem quer assitir ao jogo aqui, já que elas esgotam rapidamente”, avisa o coronel Fadel.
As pulseirinhas para esta terça-feira já esgotaram. Para participar da festa nos próximos dias, o público deverá retirar pulseiras, das 9h às 19h, no Centro de Criatividade de Curitiba no Parque São Lourenço. Cada pessoa poderá retirar até três pulseiras, que serão válidas apenas para a terça-feira. Os portões da Pedreira abrem às 11 horas e além das linhas de ônibus normais que levam à região, a Fan Fest terá uma linha especial gratuita saindo das praças Tiradentes e Rui Barbosa direto para a Pedreira, a partir das 10h da manhã.