3 mil disputam vaga na Tuiuti

Cerca de 3 mil estudantes participaram ontem do concurso vestibular da Universidade Tuiuti do Paraná. As provas foram realizadas, das 14 às 18h, no próprio campus da instituição, na Rua Sidnei Antônio Rangel, 238, no bairro Santo Inácio. A universidade ofereceu 3.900 vagas em 41 cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e oito de graduação tecnológica com dois anos de duração. O curso mais concorrido é Direito, com dez candidatos por vaga, seguido de Design de Moda, com três candidatos por vaga, e Enfermagem, dois concorrentes por vaga.

O vestibular é vocacionado, isto é, na prova os candidatos respondem apenas questões de disciplinas relacionadas ao curso escolhido. "Se o vestibulando optar em tentar vaga para Direito, por exemplo, além de responder às questões das disciplinas consideradas obrigatórias (conhecimentos gerais, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação), faz somente provas de História e Geografia", esclarece a assessoria de comunicação da Tuiuti.

Menos tempo

Segundo o coordenador do processo seletivo, professor Valdir Mattos, a partir do ano que vem alguns cursos – Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo – terão duração reduzida, podendo ser concluídos em período mínimo de três anos. "Os cursos terão a mesma quantidade de horas aulas, mas com prazo de conclusão inferior. Para isto, faremos melhor distribuição das aulas", explica. A idéia é acabar com as chamadas "janelas" (quando o aluno tem, por exemplo, aula no primeiro horário e outra no terceiro, ficando com o segundo ocioso), garantindo cinco aulas todos os dias.

Durante o concurso, 49 alunos – com algum tipo de deficiência física ou vítimas recentes de acidentes – solicitaram banca especial. O resultado do vestibular deve ser divulgado na quinta-feira, quando será realizada a festa do calouro solidário. Na ocasião, os aprovados no concurso que comparecerem ao campus do bairro Santo Inácio serão convidados a doar um livro ou brinquedo. Os objetos arrecadados serão entregues a instituições de caridade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo