Foto: Fábio Alexandre/O Estado |
Festa da Ordem: são esperados 150 mil visitantes. continua após a publicidade |
Começou ontem, em Curitiba, a 29.ª edição da Festa da Ordem. O evento já faz parte do calendário turístico da cidade. Este ano são esperados cerca de 150 mil visitantes. Além de comprar artesanato, apreciar pratos típicos e ouvir música, os turistas ainda ajudam as instituições assistenciais com o dinheiro arrecadado nas vendas. A festa termina amanhã.
A Festa da Ordem surgiu timidamente. Há 29 anos contava apenas com três barraquinhas. Na época, os organizadores faziam brincadeiras, como por exemplo, derrubar latas e vendiam apenas bolos. Nos primeiros anos o dinheiro arrecadado foi usado para reformar a Igreja da Ordem, que corria o risco de desabar. Nas edições seguintes, o Albergue São João Batista começou a ser beneficiado e, posteriormente, as instituições de assistência social começaram a montar suas barracas e ficar com a renda.
Hoje elas já somam 130 e vendem os mais variados produtos. Além das barracas de instituições locais, há também atrações de outras cidades. Jundiaí do Sul, por exemplo, participa com seus bordados. Tem também o barreado de Antonina, o artesanato de folhas de bananeira de Morretes, as louças de Campo Largo e o artesanato com esculturas de madeira de Guaraqueçaba. Entre as atrações musicais estarão presentes a dupla sertaneja Willian e Renan, padre Reginaldo Manzotti com a banda Evangelizar é Preciso, além das bandas Big Bad e Le Figaroo. Os monges beneditinos de Ponta Grossa apresentam o CD recém- gravado com cantos gregorianos. Amanhã haverá ainda a tradicional bênção dos animais. O evento é organizado pela Associação Amigos da Ordem (Amigo),que ao longo do ano realiza outras atividades culturais e sociais.