O Movimento Ocupa Paraná divulgou um balanço no final da manhã desta quinta- feira (13) informando que no Estado 250 escolas estão ocupadas. Já a Secretaria de Estado de Educação (Seed) não confirma o número de colégios ocupados e alunos sem aula. Os estudantes protestam contra a medida provisória 746 que trata da reforma do ensino médio.
As manifestações começaram no dia 3 de outubro em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e se espalharam para várias cidades, entre elas Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Pato Branco, Paranaguá, Guarapuava, RMC, entre outras. No Paraná 350 mil alunos estão matriculados no ensino médio.
Na manhã de hoje, nas 32 regionais de Educação, seminários promovidos pela Seed entre pais, alunos e professores discutiram a proposta do governo federal em relação às mudanças no ensino. O governador Beto Richa afirmou, através das redes sociais, que “essa medida precisa ser amplamente debatida antes de ser implantada. É preciso ouvir opiniões, debater as propostas, identificar as divergências e construir as soluções”.