24,8 mil sem Bolsa Família no Paraná

Corbélia, na região oeste do Paraná, é o município onde há a maior percentagem de bloqueios do programa Bolsa Família, proporcionalmente ao número de famílias beneficiadas. De acordo com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, do total de 783 famílias que estão no programa na cidade, 131 já não poderão receber o dinheiro este mês e devem atualizar seus cadastros em 90 dias.  

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o bloqueio ocorreu depois que os cadastrados foram averiguados e se constatou que as informações repassadas por algumas famílias se modificaram com o tempo. Em todo o Paraná, até a semana passada, 24.884 bloqueios já foram efetuados e outros 14.390 benefícios estão sob averiguação do item ?renda?.

O diretor de Operação da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Antônio Carlos Oliveira Júnior, explicou que pelo menos uma vez por ano é necessário realizar as averiguações, pois os dados podem mudar. Segundo ele, no caso de mudanças, o processo é enviado aos municípios que têm a incumbência de verificar a renda junto às famílias. Em seguida, se houver irregularidades é feito o bloqueio. ?É importante lembrar que não efetuamos nenhum cancelamento, fizemos bloqueios até que o cadastro de cada família seja atualizado?, reiterou.

Ele também lembrou que têm direito ao benefício as famílias que tiverem R$ 120 de renda per capita (situação de pobreza) ou R$ 60 (extrema pobreza). As crianças da família também devem comprovar 85% de freqüência escolar no ensino regular.

Rosane Tomazini, da coordenação de Ação Social de Corbélia, acredita que o número expressivo de bloqueios no município se deve ao fato de muitos moradores terem ingressado no mercado de trabalho nos últimos meses. ?Uma grande empresa veio para cá e muitas pessoas arrumaram emprego, felizmente?, comentou. Rosane lembrou ainda que, se estes benefícios bloqueados forem cancelados, outras famílias que aguardam na fila de espera podem vir a receber o Bolsa. Segundo ela, cerca de 500 já estão cadastradas e aptas a isso, embora o MDS oriente que as vagas abertas retornam ao sistema nacional. As pessoas que recebem o Bolsa Família devem atualizar seus cadastros nas prefeituras.

Toledo é o segundo no ranking

O segundo município do Paraná com maior percentagem de bloqueios, proporcionalmente ao número de beneficiados, é Toledo, também no oeste do Estado. No local há 3.470 famílias que recebem o Bolsa Família. Mas 546 já foram bloqueados. Outra cidade com grande número de pessoas que tiveram o benefício bloqueado é Nova Olímpia, na região noroeste do Estado, onde há 299 famílias beneficiadas, mas 44 bloqueios até agora.

Em todo o País, há 330.682 bloqueios e outras 198.634 averiguações. Para o coordenador do Bolsa Família no Paraná, Nircélio Zabot, o controle é benéfico no sentido de diminuir o número de fraudes. ?O ministério teve essa cautela para dar a possibilidade de averiguação que beneficia tanto a família como o município?, comentou.

De acordo com o MDS, os dados são avaliados com base na comparação da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2004 e 2005 com o Cadastro Único de Programas Sociais (com dados dos cadastros processados até 31 de novembro de 2006 e dos benefícios correspondentes à folha de pagamento do Bolsa de janeiro de 2007). Pouco mais de 11 milhões de famílias em todo o País tiveram o benefício bloqueado até agora.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo