Um dos envolvidos no incêndio dentro de um ônibus, no Sítio Cercado, na noite de terça-feira (8), depois da derrota do Brasil para a Alemanha, está internado na ala de queimados do Hospital Evangélico, sem risco de morrer. Rafael da Silva, 23 anos, teve queimaduras de terceiro grau e é escoltado por policiais. Ainda não se sabe o motivo que levou-o a tentar incendiar o veículo.

continua após a publicidade

A prefeitura precisou retirar de circulação 13 ônibus, danificados por vândalos. Além dos três ônibus que sofreram atentados com fogo, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informou que 27 ônibus tiveram vidros quebrados, em Curitiba e região. Os danos provocados pelos incendiários não passaram da destruição de alguns bancos.

“O Setransp lamenta que, em episódios recentes, insatisfações diversas resultem em vandalismo contra os ônibus, prejudicando as pessoas de que deles dependem e causando prejuízos à cidade. O sindicato pede aos responsáveis pela segurança pública que tomem medidas para proteger a população e preservar o patrimônio público e privado”, diz a nota enviada ontem.

Balanço

continua após a publicidade

Segundo balanço divulgado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR), nove ocorrências foram registradas até as 23h de terça-feira. Entre elas, o ônibus queimado no Sítio Cercado e outros dois incendiados no Tatuquara e no Jardim Holandês, em Piraquara. No Tatuquara, cinco invadiram o coletivo com garrafas com combustível e mandaram todos descerem. Porém, não conseguiram incendiar o veículo e fugiram sentido Terra Santa.

Quatro ocorrências foram de porte ou uso de droga na Fan Fest. As outras duas confusões registradas após o jogo foram na Rua Pedro Gusso, Cidade Industrial, e na Praça da Espanha, Bigorrilho. Na praça, onde a partida era transmitida, havia cerca de 1,5 mil pessoas. Uma briga envolveu várias pessoas, que chegaram a usar cadeiras como armas. Policiais militares tiveram que usar balas de borracha para dispersar o grupo. O espaço também foi pichado por vândalos.

continua após a publicidade