A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) estima que cerca de 110 mil passageiros devam deixar a capital via rodoferroviária entre os dias 20 e 24 de dezembro. Segundo a Urbs, as empresas de viação devem disponibilizar 3.230 ônibus, dos quais 980 são veículos extras, para atender à demanda de passageiros no período.
Desde o início da semana as empresas de ônibus registram aumento na procura por passagens. Este ano, o interior paranaense tem sido o destino mais procurado, com preferência de 42% dos passageiros um recorde, já que, nos últimos anos, a média do percentual de passageiros que optam pelo interior é de 35%.
O segundo destino mais procurado é o litoral catarinense, com 20% das preferências. Na sequência aparecem o litoral paranaense, com 18%, e o Estado de São Paulo, com 12% da preferência de quem vai viajar no período antes do Natal.
Segundo a Urbs, o maior número de embarques é esperado para o dia 23 de dezembro, quando 29 mil pessoas devem viajar. Neste dia, a previsão é que 850 ônibus deixem a capital.
A expectativa é que o dia 24 também seja movimentado, com 26 mil pessoas embarcando em 750 ônibus. O maior movimento está previsto para o dia 23, com 29 mil embarques nas plataformas, enquanto no dia 24 o movimento será de 26 mil passageiros.
De acordo com o administrador do terminal rodoviário, Jair José Carvalho, diferente dos anos anteriores, quando as pessoas procuraram os guichês das empresas, houve um maior número de vendas de passagens antecipadas pela internet e pelas agências de viagem credenciadas.
Segundo Carvalho, o número de pessoas que optam por viajar de ônibus vem apresentando uma leve e gradual queda nos últimos três anos, que varia entre 1% a 3%. “As pessoas têm encontrado facilidades para adquirir seus carros próprios”, atribui.