1ª Semana do Homem promove ações de saúde

A 1ª Semana do Homem acontece em Curitiba de 22 a 27 deste mês. O evento, que reunirá aproximadamente 500 profissionais de saúde, abordará temas como uro-oncologia, qualidade de vida, fisioterapia, nutrição, doenças sexualmente transmissíveis, envelhecimento e uso de substâncias químicas, drogas e álcool, entre outros.

De acordo com o responsável pelo setor de Promoção da Saúde do Adulto e Idoso, Rubens Bendlin, o evento é o primeiro passo para a implantação da política nacional de atenção integral à saúde do homem no Paraná. Lançada no último dia 27 pelo Ministério da Saúde, a campanha tem como tema “O homem que se cuida não perde o melhor da vida”.

“Por meio dessa iniciativa, o governo do Estado espera que, no mínimo, 2,2 milhões de homens na faixa de 25 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano”, afirma Bendlin.

O presidente da Urola, Marcelo Bendhack, afirma que o objetivo principal da semana é sensibilizar gestores e a população com relação às principais doenças que acometem o homem. “Serão discutidas questões como doenças benignas de alta prevalência até as doenças malignas mais frequentes”, ressalta.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, além de taxas de colesterol e pressão arterial mais elevadas. No Paraná, em 2007, 18.885 óbitos de homens, na faixa de 25 a 59 anos, tiveram como causa doenças do aparelho circulatório; 10.446 óbitos ocorreram em razão de neoplasias; e 8.512 mortes ocorreram em consequência de causas externas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna