O início do vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tumultuou o trânsito, ontem de manhã, na região do Prado Velho, em Curitiba. As provas do concurso -História, Matemática, Biologia, Química, Filosofia e Redação -tiveram início às 9h. Porém, as portas de acesso às salas de exame foram fechadas às 8h50, cinco minutos após o horário previsto. Mesmo assim, muitas pessoas chegaram atrasadas.

continua após a publicidade

Uma das candidatas que perderam a hora foi Andreia Godói, de 28 anos. Ela culpou o trânsito pela perda do vestibular. “Vim de carro e peguei um trânsito horrível para chegar até aqui (no campus da PUC-PR). Perto da universidade, estava tudo parado. Depois, acabei entrando no bloco errado”, comentou.

No primeiro dia de concurso, de 17.213 candidatos (cerca de 250 treineiros) inscritos, 1.394 estiveram ausentes. Os participantes do vestibular 2010 disputam 8.281 vagas, em 112 cursos (contando uma mesma graduação, em turnos diferentes). O mais concorrido é Medicina, com 32 candidatos por vaga. “Também estamos destinando 849 vagas a candidatos que irão realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Estas vagas não estão sendo disputadas hoje (ontem). Vamos esperar até que o governo federal realize o exame”, disse o pró-reitor de administração, planejamento e desenvolvimento da PUCPR, Valdecir Cavalheiro.

Enquanto os candidatos realizavam as provas, muitos pais esperavam do lado de fora das salas. Alguns procuraram a capela da PUCPR para rezar. Outros participaram de um café da manhã promovido pela instituição, na biblioteca. “Acho muito importante a presença dos pais no vestibular. Minha filha, de 18 anos, está tentando, pela segunda vez, uma vaga em Medicina. Sei que ela fica mais tranquila por eu estar aqui (aguardando no campus). Acho que estou mais ansiosa do que ela”, declarou a dona de casa Sandra Mara Ferreira.

Provas

continua após a publicidade

Os candidatos começaram a deixar as salas de prova a partir das 10h. Uma das primeiras a sair foi a estudante Camilla Endler, de 19 anos, que tenta uma vaga no curso de Administração. Ela revelou que as provas abordavam muitos temas da atualidade, como a recente epidemia de gripe A (H1N1). “Para mim, a prova de História foi a mais difícil, pois não gosto dessa matéria. Já a de Matemática considerei fácil”, comentou.

O processo seletivo da PUCPR acontece em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá, além dos municípios catarinenses de Jaraguá do Sul e Chapecó. Hoje, serão realizadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física e Geografia. Novamente, é recomendado que os candidatos cheguem aos locais de provas com uma hora de antecedência (as portas de entrada aos locais são fechadas às 8h45) e portando documento de identificação.

continua após a publicidade

O gabarito das provas deve ser divulgado ainda hoje, após às 18h. A previsão é de que o resultado do vestibular seja divulgado a partir do dia 5 de novembro. O ano letivo na PUCPR deve começar após o Carnaval (o domingo de Carnaval irá cair em 14 de fevereiro). Porém, o calendário da instituição ainda está em fase de aprovação.