O município de Ponta Grossa, a Paraná Turismo e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promovem, em março de 2006, o 4º Encontro de Turismo Rural do Mercosul. Segundo o diretor presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, é o maior evento de turismo rural da América Latina, e vai reunir em Ponta Grossa cerca de 1.500 profissionais da área de turismo de pelo menos cinco países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil.
O governador Roberto Requião e ministros do Turismo do Brasil e dos países envolvidos estarão presentes na abertura do encontro, que representa, segundo Demiate, um importante incentivo para a Rota dos Tropeiros. "Ponta Grossa será o centro do turismo rural do continente?, destaca. O 4º Encontro de Turismo Rural do Mercosul, previsto para acontecer no período de 07 a 11 de março de 2006, teve sua primeira edição nas cidades de Punta del Este e Minas, na República Oriental del Uruguay. A segunda edição do evento aconteceu em Lages (SC) e a terceira, em agosto deste ano, na Ilha de Marajó (PA).
Demiate participou deste último encontro como conferencista e garantiu a realização da quarta edição no Paraná. Uma parceria foi então firmada entre o presidente da Paraná Turismo, o prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, e o presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Valentim Milléo, para viabilizar a realização do encontro.