Paraná vai receber incentivos do Ministério do Turismo

O Paraná vai receber mais incentivos para a atividade turística e para o desenvolvimento de roteiros, dentro do Programa de Regionalização do Turismo ? Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo. A afirmação foi feita pela diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla, que fez a palestra de abertura, nesta quinta-feira (12), do VIII Encontro Estadual de Secretários, Dirigentes e Técnicos Municipais de Turismo, que acontece no Centro de Convenções de Curitiba até sábado (14).

?O Paraná tem uma política estadual de desenvolvimento do turismo, já cumpriu a etapa da municipalização e de regionalização com a definição das suas regiões turísticas. Por isso, o Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, já definiu três roteiros que, neste momento, terão prioridade nos incentivos?, informou Tânia Brizolla. Segundo ela, o Paraná é um dos mais ativos no desenvolvimento da atividade turística no País.

Roteiros

Os três roteiros paranaenses que o Ministério do Turismo incluiu no Programa de Regionalização do Turismo ? Roteiros do Brasil são: ?Curitiba e os Fantásticos Santuários Ecológicos do Litoral do Paraná?; ?Natureza e História na Rota dos Tropeiros? e ?Foz do Iguaçu com Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu?. ?Esta definição não exclui outros roteiros de serem incluídos no programa. Sabemos que o Paraná tem outras atrações que estão no processo de desenvolvimento, com melhorias na organização, infra-estrutura e promoção?, disse Tânia.

Tânia Brizolla explicou que a atividade turística ganhou maior importância no País nos últimos anos. ?A partir de 2003 promovemos o mapeamento e o ordenamento da atividade, com a identificação das potencialidades. Assim, definimos uma Política Nacional de Turismo e os roteiros que terão prioridade. São 396 roteiros turísticos envolvendo mais de mil municípios, dos quais três são no Paraná?, explicou.

Foz do Iguaçu

?Foz do Iguaçu é o maior ícone natural do País. Por isso, receberá tratamento especial por sua relevância e importância para a divulgação do País no exterior e para o próprio Brasil?, comentou Tânia Brizolla. ?Foz do Iguaçu deve ser o carro-chefe para o desenvolvimento do turismo, não só no Paraná, mas também para o Brasil. Com a relevância que tem Foz do Iguaçu, os impactos positivos se refletem em toda a atividade turística do Estado?, disse.

Além de estar no programa Roteiros do Brasil, Foz do Iguaçu também faz parte de um processo de regionalização que inclui os outros estados da região sul do país e os vizinhos Argentina e Paraguai. ?Um exemplo é a proposta de Roteiro Integrado Iguaçu-Missões, que une as atrações das Cataratas/Itaipu com as Missões Jesuítas do Rio Grande do Sul e da Argentina, incluindo o Paraguai. É a partir de Foz que podemos atrair turistas para as Missões, pois sozinha ela não tem, ainda, potencial para se vender no mercado internacional?, detalhou Tânia Brizolla.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo