O Paraná vai participar em setembro da maior feira de turismo da Ásia, a Japan World Travel Fair ? Jata 2004. A participação foi confirmada na última semana, durante seminário do Ministério do Turismo promovido pela Embratur em São Paulo. O principal objetivo do encontro foi discutir um projeto de promoção do turismo do Mercosul com apoio da Japan International Corporation Agency (JICA ), com o propósito de elevar o número de turistas japoneses que visitam os países do bloco sul-americano.
A JICA é a agência do governo japonês responsável pela implantação de programas e projetos de cooperação técnica nos países em desenvolvimento. O projeto de promoção do turismo no Japão prevê a disponibilização de um estande do Mercosul na Jata 2004. Além da promoção dos pontos turísticos, haverá degustação de alimentos e espetáculos musicais e eventos mostrando a ligação entre os povos.
Após participar da Jata, o bloco regional integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai abrirá um escritório permanente em Tóquio com o apoio do governo japonês. “O mercado emissivo japonês, em 2002, foi 16 milhões 540 mil turistas. O Brasil recebeu apenas 39 mil turistas japoneses. Isto equivale a 0,002% do mercado emissivo daquele país do continente asiático.
A intenção é ampliar esse percentual”, informa a diretora de marketing da Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo, Laura Furman Varella, que participou do evento. Cerca de seis milhões de turistas japoneses de alto nível econômico viajam anualmente para fora do país e gastam entre US$ 400 e US$ 1.000 por dia.
Além do estande dos países do Mercosul, a JATA contará com um estande da Embratur representando o Brasil, com a participação especial do Paraná. “O Paraná e, mais especificamente, Foz do Iguaçu, é um destino muito presente nas intenções de viagem dos japoneses. Por isso, o Paraná vai participar da feira como cooperado da Embratur”, informa a diretora da Paraná Turismo.
A cidade de Foz do Iguaçu estará representada por meio do Iguassu Convention & Visitors Bureau, dirigido por Maurício Lupion. O Convention & Visitors Bureau de Maringá, dirigido por Sérgio Takao Sato, vai representar aquela cidade do Norte paranaense.
Paraná vai levar atrações turísticas à feira japonesa Jata
2 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade