Durante a reunião do secretariado desta terça-feira, o governador Roberto Requião anunciou que o Estado tem mais de R$ 1,3 bilhão para investimentos nos próximos três anos na área de saneamento, além de R$ 8 milhões que foram liberados pelo Ministério das Cidades. “Nós temos o maior volume de recursos do país para investimentos até o fim do governo”, disse Requião.
O governador afirmou que a atual administração chegou a ter problemas com o Japan Bank for International Corporation (JBIC) – banco japonês que oferece linhas de crédito ? devido ao sistema de licitação adotado pelo governo anterior. “Foi montado um esquema de licitações digno dos ‘vampiros da saúde’. As licitações eram dirigidas a apenas duas grandes empresas brasileiras”, explicou Requião. Atualmente, as licitações são abertas para um mínimo de 15 empresas ou blocos (grupos de empresas), o que possibilita a participação de pequenos e médios empreendimentos do Paraná.
Requião também informou que as informações do Conselho Revisor do governo estarão disponíveis para toda a sociedade na internet. O Conselho controla o andamento de todos os projetos e investimentos do Estado, via programa de computador específico. “Não é só o governo que tem que saber o que acontece com a estrutura administrativa do Estado. É a sociedade inteira”, ressaltou.