Paraná vai implantar o primeiro Centro Integrado de Emprego e Trabalho

O primeiro Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda do Paraná, o chamado Ciet, está em processo de implantação, passando pela reforma do imóvel, e a previsão é de que o novo espaço para políticas do trabalho seja inaugurado em abril. O secretário Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, já autorizou recursos para implantar o Ciet de Umuarama, que será o primeiro do Paraná e um dos primeiros do Brasil.

?A criação de Centros Integrados de Emprego e Trabalho e Renda é uma determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Codefat. E o Paraná sai na frente. O Governo do Estado mostra, com esse passo, que tem compromisso com os paranaenses?, diz o secretário. ?Com a criação dos Ciets, a proposta é transformar as Agências do Trabalhador (sistema público de emprego) em espaços que comportem todas as políticas de trabalho, emprego e renda, de maneira efetivamente integrada?, comenta ainda.

O Centro de Umuarama ficará num prédio de 1000 m2, com espaço inclusive para que a Universidade do município possa desenvolver uma Incubadora Tecnológica. O orçamento para a implantação do Ciet de Umuarama é de R$ 114 mil, e os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Tesouro do Estado. ?A implantação dos Centros Integrados exige o cumprimento de alguns critérios, entre eles, que o município apresente condições de parcerias. Estado, município e entidades devem trabalhar juntos dentro do mesmo espaço?, completa o secretário Nelson Garcia.

Na unidade de Umuarama, por exemplo, o projeto prevê sala de reunião para o Conselho Municipal do Trabalho e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, sala para conferências e um espaço onde alunos de Universidades parceiras poderão prestar assessoria a empresas e empreendimentos. O Ciet também terá salas que serão usadas para a realização de estudo das cadeias produtivas da região, para emissão de documentos do trabalhador e para orientação profissional.

?A idéia é de que o espaço ofereça todas as condições para um desenvolvimento local sustentável. O fomento a empreendimentos é a melhor assistência ao trabalhador que procura uma vaga de emprego possibilitam o desenvolvimento local, e é esse desenvolvimento que cria emprego e renda?, garante o secretário.

Além dos novos serviços que serão oferecidos, os Centros terão, em suas instalações, os serviços já prestados no município pela Agência do Trabalhador, inclusive os guichês de auto-atendimento, que evitam as filas no atendimento ao cidadão. O trabalhador cadastrado em qualquer Agência do Trabalhador do Estado recebe um cartão. Com ele, o candidato a uma vaga de emprego pode consultar as vagas disponíveis diretamente nos guichês.

Sistema Público de Emprego

Atualmente, no Paraná, os programas de trabalho e renda do Sistema Público de Emprego chegam aos empregados e empresários por meio das Agências do Trabalhador. As Agências comportam, dentro de seus espaços, programas de intermediação de mão-de-obra, encaminhamento de seguro-desemprego e cursos de qualificação. O Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda é a ampliação desses serviços. Os novos espaços deverão prestar, obrigatoriamente, esses serviços, e incluir os programas de fomento de atividades autônomas e empreendedoras. ?Eu quero destacar que tudo isso será somado ao atendimento que já é prestado aos cidadãos, através dos serviços das Agências?, destaca o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, deputado Nelson Garcia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo