Paraná troca informações sobre saúde pública com Canadá

O intercâmbio de experiências com o Canadá, iniciado pelo governador Roberto Requião, segue nesta semana com a visita do secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, a Montreal. Diversos acordos já foram firmados por Requião com o primeiro-ministro canadense, Jean Charest. Desta vez o principal tema em questão será a área de reabilitação médica, uma das prioridades do Governo do Estado.

"A tecnologia e os procedimentos de ponta utilizados pelo Instituto de Reabilitação de Montreal, vinculado à universidade local e que é referência mundial, servirão de orientação para o nosso Hospital de Reabilitação a partir de acordos firmados", afirmou Xavier. A troca de tecnologias tem por objetivo a implantação do Hospital de Reabilitação, que já está em fase de licitação e será referência para toda a Região Sul. Xavier também se encontrará com o ministro da Saúde, Phillippe Couillard, para discutir, também esse assunto.

A expectativa é que a Secretaria, após a viagem, tenha todas as referências necessárias para implantar o atendimento integral à pessoa portadora de deficiência, por meio de uma rede regionalizada, seguindo a linha da regionalização da Saúde. "Já avançamos muito na descentralização dos serviços, desafogando os grandes centros. Com a reabilitação será a mesma coisa", disse Xavier, referindo-se principalmente aos incentivos aos hospitais regionais e consórcios intermunicipais de saúde, que refletem na melhoria do atendimento à população na sua própria região.

Atualmente, o Paraná gasta cerca de R$ 75 mil mensais apenas com encaminhamento de deficientes ao hospital Sara Kubitschek, em Brasília. A estimativa é que, no Paraná, 1,77 milhão de pessoas têm algum tipo de deficiência, física ou mental. O Hospital de Reabilitação será o primeiro local público do Sul do Brasil especializado nesse tipo de atendimento.

Outros temas serão apresentados pelas autoridades canadenses ao secretário Xavier, para que as experiências bem sucedidas naquele país possam ser utilizadas no Paraná. Entre eles o controle biológico de insetos transmissores de doenças e um sistema de captação e organização de dados de saúde, o que possibilita a obtenção de indicadores mais próximos da realidade.

Paraná

Em contrapartida, serão apresentadas as conquistas do Governo do Estado em palestras sobre o SUS, regionalização da Saúde, serviços de atendimento de urgência e emergência, "O SUS é o maior programa de inclusão social. Vamos apresentar as linhas estratégicas e a importância à atenção básica e descentralização dos serviços de saúde", afirmou Xavier.

Outros temas a serem abordados pelo secretário da Saúde são transplante de órgãos e células, procedimentos que são pagos integralmente pelo SUS, a bem sucedida campanha de combate ao mosquito da dengue, que derrubou em 99% o número de casos de 2003 para 2004 e os dados de reabilitação no Paraná. A visita também inclui a Universidade de Quebec, o Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais do Canadá, entre outros órgãos que tratam de saúde pública. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo