Paraná teve o melhor janeiro em 11 anos na geração de empregos

O Paraná gerou 8.864 novos empregos no mercado formal de trabalho durante janeiro de 2007. O resultado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho, é o melhor do mês dentro série histórica de 11 anos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os novos empregos com carteira assinada gerados no Estado representaram 8,4% de todos os postos de trabalho registrados no mês no Brasil. Em todo país, foram 105.468 novas vagas.

?No ano passado, o Paraná criou mais de 86 mil empregos e já começamos este ano com a geração de novas oportunidades de trabalho, o que mostra que o governo do Paraná está trabalhando com seriedade em cima das políticas públicas que geram efetivamente contratos de emprego e renda?, afirma o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, deputado Nelson Garcia.

A indústria foi o setor que mais ofereceu novas oportunidades de trabalho em janeiro no Paraná: 5.812 novos contratos. O setor também se destacou com um crescimento de 135% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A área de serviços – que engloba atividades como os oferecidos por instituições financeiras, de ensino, transportes e comunicação – foi o segundo setor com maior número de empregos ofertados no Estado: exatos 2.005 novos postos de trabalho.

Outro destaque foi crescimento do número de empregos na construção civil. Em janeiro, foram mais 1.745 postos de trabalho no setor no Paraná. Para os economistas, o crescimento de empregos nesse setor é um termômetro que significa que o conjunto da economia do Estado vai bem.

Interior

Os dados do Caged mostram ainda que 77% dos empregos gerados no Paraná foram registrados no interior do Estado. Apenas 2.057 dos 8.864 novas oportunidades de trabalho surgidas em janeiro se concentraram na Região Metropolitana de Curitiba.

No período acumulado entre os meses de janeiro de 2006 e janeiro de 2007, o Paraná gerou 95.260 empregos. O total corresponde a 40% de todos os postos de trabalho criados pelos três Estados que formam a região Sul do país ? Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Agora, desde janeiro de 2003, início do governo Roberto Requião, já são 352.652 os novos empregos formais gerados no Paraná. O resultado, segundo dados confirmados pelo Caged, é quase 10 vezes maior que o verificado nos oito anos anteriores, quando o Paraná teve um saldo de 37.882 empregos.

Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados é um registro do Ministério do Trabalho e Emprego que contém informações sobre contratações e demissões no mercado formal de trabalho. Criado em 1965 pela Lei n.º 4.923, o cadastro revela o saldo real de empregos. Isto é: a diferença entre as contratações e as demissões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo