O programa Aquisição de Alimentos ? Compra Direta, está recebendo este mês mais R$ 1,5 milhão em recursos extras do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para atender a alta procura pelo programa no Paraná, em 2005. Os R$ 5 milhões previstos no orçamento do programa deste ano se esgotaram no mês de junho, fazendo com que a meta anual fosse cumprida em seis meses.
O programa estimula a agricultura familiar, comprando a preço de mercado a produção de pequenos produtores rurais e repassando à mercadoria a fundo perdido para instituições sociais. Já foram beneficiadas mais de 8 mil pessoas e, no mês de dezembro, teve início o atendimento a mais 45 municípios paranaenses, que aguardavam a liberação de verbas.
A aprovação de recursos se deu graças à visita técnica do MDS a doze municípios das regiões de Jacarezinho e Cornélio Procópio, de 15 a 18 de novembro, em que a representante do Governo Federal, Milena Pavan, verificou o bom funcionamento do Compra Direta no interior do Estado. ?É visível a inclusão e participação dos agricultores na causa social, gerando uma forte ligação entre as duas pontas beneficiadas?, disse.