Paraná terá equipe de combate à hantavirose

O Paraná terá ainda neste ano a primeira equipe especializada no combate à hantavirose. Será formada por representantes da Copel, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Tecpar, que participaram, de 24 a 31 de maio, de um treinamento realizado por pesquisadores do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. A intenção dos técnicos do Adolfo Lutz é capacitar uma equipe em cada Estado, para ampliar o combate e a prevenção da hantavirose.
Hoje há apenas uma equipe para todo o país. Esse foi o segundo treinamento ministrado pelo instituto no Paraná. A equipe deverá ser credenciada após uma terceira etapa.
O curso foi realizado no município de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, onde já foram registrados dois casos da doença. No local da contaminação, represa de Capivari Cachoeira, foi feita a coleta dos roedores silvestres para investigação. Participam da captura e da análise das amostras, em um laboratório montado próximo à represa, dez técnicos das três instituições, que farão parte da equipe permanente.
As amostras colhidas na última semana serão analisadas pelo instituto, que vai determinar qual a porcentagem aproximada de contaminação dos ratos da região com a hantavirose.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo