Paraná tem uma das maiores altas de empregos na indústria nacional

O número de empregos nas indústrias do Paraná cresceu 3,2% em maio em comparação com igual mês do ano passado. É o que aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE. O levantamento revela que a taxa paranaense ficou entre as três mais altas do país juntamente com Minas Gerais (4,2%) e São Paulo (3,6%). A média nacional foi calculada em 2%.

Com o resultado de maio, o Paraná alcança o maior índice de aumento acumulado do ano do Brasil com elevação de 5% de janeiro a maio. Minas Gerais, neste comparativo, vem em segundo lugar (4,7%) e Santa Catarina em terceiro (4%). A média brasileira no ano ficou em 2,6%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa do Paraná ficou em 5,3%, a segunda melhor do Brasil. Só esteve à frente o Estado de Minas Gerais (5,4%). Logo atrás do Paraná, aparece o Ceará (4%). A taxa nacional nesse comparativo foi de 3%. A média dos Estados do Sul foi calculada em 2,2%, menos da metade da taxa paranaense.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, a pesquisa mostra a solidez sócio-econômica vivida pelo Paraná. ?Assim como apresentamos o segundo maior crescimento da produção industrial do país, naturalmente a geração de emprego e renda acompanha os índices de desenvolvimento industriais?, analisa.

Brasil

Sobre a indústria nacional de modo geral, a pesquisa aponta que os setores que vêm se destacando como os principais empregadores na indústria brasileira são aqueles voltados para o mercado externo (agroindústria) e para a produção de bens de consumo duráveis (indústria automobilística), enquanto que os mais dependentes do comportamento da demanda interna apresentam resultados negativos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo