Paraná tem reuniões preparatórias para Dia D de Combate à Dengue

A Secretaria da Saúde do Paraná promove em todo o estado diversas reuniões preparatórias das atividades que vão marcar amanhã (19) o Dia D de Combate à Dengue, que acontecerá em todo país. Os Comitês Municipais de Mobilização contra Dengue aproveitaram a data para avaliar as estratégias utilizadas no combate à doença, para discutir as próximas ações a serem executadas e desenvolver a programação em cada município.

Segundo o secretário de Saúde do Paraná, Cláudio Xavier, o combate à doença só é efetivo quando há mobilização de todos os setores da sociedade, sobretudo o apoio da população. De acordo com Xavier, o governo do Paraná continua trabalhando a todo vapor no combate à dengue e dispõe de "um arsenal" para isso: ovitrampas, que são armadilhas para identificação de focos do Aedes aegpti, caminhonetes com equipamentos para utilização de inseticidas em grande escala, bombas de veneno para agentes.

Xavier lembrou que o quartel general do combate à dengue é a Central de Apoio Logístico de Insumos, localizado na antiga sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no município de Maringá. Lá está centralizada boa parte dos equipamentos da Secretaria de Saúde na luta com o mosquito transmissor da dengue.

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde apontou que o Paraná foi o estado brasileiro que apresentou o maior índice de redução de dengue em 2004 em relação a 2003. A queda foi de 99,7%: mais de 9 mil casos em 2003, contra 57 em 2004, levando em conta os casos autóctones (com origem no próprio estado).

Neste ano, de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, foram registrados até o momento 913 casos de dengue no Paraná, o último deles em agosto, em Marechal Cândido Rondon.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo