A maioria dos trabalhadores com carteira assinada do Paraná conseguiu, no primeiro semestre deste ano, reajustes salariais acima do Índice de Preços ao Consumidor (INPC). Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), 58,3 dos trabalhadores paranaenses tiveram aumentos superiores aos da taxa da inflação em suas negociações coletivas.

continua após a publicidade

O estudo aponta também que outros 30,1% dos trabalhadores conseguiram elevações equivalentes ao resultado do INPC. Com isso, 88,4% do conjunto dos trabalhadores do Estado puderam zerar as perdas salariais e apenas 11,6% tiveram reajustes abaixo das taxas de inflação. Os dados foram coletados pelo Dieese de todos os sindicatos filiados ao departamento.

Para o governo do Estado, os indicadores são mais uma demonstração de que a economia paranaense está crescendo. Quando os salários sobem mais que a inflação é um sinal bastante positivo, analisam os economistas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). É também, acrescentam, um reflexo da queda do desemprego.

continua após a publicidade