Paraná tem 35% das reservas florestais particulares ? a maior do País

O Paraná é o Estado com maior número de reservas florestais particulares do Brasil. São 180 áreas de reservas, que somam 35% do valor total de unidades de conservação existentes no Brasil. São aproximadamente 34 mil hectares de parques particulares conservados diretamente pelo proprietário privado, sem ônus para o Estado.

O Paraná foi o segundo estado brasileiro a legislar as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), em 1994, durante a primeira gestão do governador Roberto Requião. A aprovação deste decreto proporcionou ao estado uma das mais modernas legislações brasileiras sobre o assunto. As RPPNs, foram tema de discussão no fim-de-semana, durante evento paralelo à Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP8), que está sendo realizada no Expo Trade, em Pinhais.

?É de extrema importância criar RPPNs, sobretudo na Mata Atlântica. A região apresenta um bioma muito desmatado e grande parte pertence ao setor privado. Além disso, o custo para a desapropriação do local seria muito caro, por isso é importante incentivar?, destacou o diretor de áreas protegidas do ministério do Meio Ambiente, Maurício Mercadante.

?A criação das RPPNs é importante por duas razões. Em primeiro lugar, incentivando as reservas particulares podemos aumentar a extensão da área protegida. E essa criação tem caráter educativo e simbólico. É muito gratificante para um proprietário ter a sua terra reconhecida e preservada?, disse o diretor de ecossistemas do Ibama.

Para César Victor do Espírito Santo, da Organização Não Governamental Funatura, a criação das Unidades de Conservação não deve ficar apenas nas mãos do poderes públicos. ?Proteger a natureza também é dever do cidadão comum e uma das formas é a criação das RPPNs. Um hectare de terra já representa muita coisa quando falamos de preservação ambiental?, lembrou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo