Às vésperas do 111º Encontro de Comércio Exterior (Ecomex), a ser aberto nesta quinta-feira (21) no município de Cambé, no Norte do Paraná, empresários do Estado se preparam para ampliar sua participação no mercado internacional. Segundo a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, a novidade neste ano está no interesse de muitas empresas paranaenses em importar produtos vindos do Mercosul.

continua após a publicidade

É o caso da empresa de embalagens Cefolix, disposta a comprar filmes e equipamentos para embalagens dos países vizinhos. Também com o mesmo objetivo, a empresa de alimentos que produz adoçantes líquido e em pó, Lightsweet, quer comprar extrato de stvéia e edulcorantes. Já a Karilu, empresa de produtos têxteis, planeja fechar negócios com a compra de tecidos em poliéster, microfibras e helanca. As três empresas são paranaenses.

O encontro empresarial, que dura dois dias, já conta com 33 empresas brasileiras inscritas. Muitas devem participar também de uma rodada internacional de negócios em que é esperada a adesão de diversos Estados e de países do Mercosul. Nas rodadas, o encontro deve dar prioridades aos setores de confecção/têxtil, móveis e alimentos.

Segundo o secretário da Indústria, do Comércio, e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II, o Ecomex é uma ótima oportunidade para os empresários brasileiros ampliarem sua participação no mercado internacional. ?Esperamos contar com a forte adesão de mais empresas paranaenses e promover ainda o Norte do Paraná para o todo o Mercosul?, afirma o secretário Bergmann II.

continua após a publicidade

Além de discutir ações de interesse da área de comércio internacional, o Encomex pretende estreitar parcerias entre governo federal, estadual e iniciativa privada, com o intuito de fomentar as exportações. As inscrições para o Ecomex poderão ser feitas com kyona@seim.pr.gov.br , telefone 55 41 3335-1700 ou com karla.antmann@fiepr.org.br, telefone 55 41 3271- 9106.