Representantes do governo estadual seguem para Paris neste domingo para definir a participação do Paraná no evento “Ano do Brasil na França em 2005”. A comitiva – que envolve a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Secretaria da Cultura, Provopar e Codesul – faz parte de um trabalho para estreitar os laços comerciais, culturais e políticos entre os dois países.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Mussi, esta será uma oportunidade para estimular o comércio bilateral, com especial resultados para o Paraná e os demais Estados do Codesul. “Será a primeira vez que Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul estarão reunidos em uma parceira de grande importância para a imagem do Brasil”.
Mussi explica também que, seguindo uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Codesul fará parte de todas as iniciativas de negócios e manifestações culturais a serem levadas pelo Brasil na França.
Roteiro
Em Paris, o roteiro de reuniões da comitiva do Codeul inicia com a equipe de produção francesa da associação Jangada, uma entidade que procura preservar a identidade cultural brasileira na França. A visita se estende à Casa do Brasil, uma das 23 entidades da “Cidade Internacional Universitária” de Paris. Considerada patrimônio arquitetônico e cultural, a casa recebe, há mais de 40 anos, acadêmicos e artistas brasileiros em busca de aperfeiçoamento.
Segundo a secretária da Cultura, Vera Mussi, a missão vai apresentar à França todo o potencial artístico do Paraná. “Mostrar a arte paranaense no país que culturalmente tem um grande respeito às artes é uma oportunidade que vamos tratar com imensa responsabilidade, orgulho e dedicação”, analisa.
Na quinta-feira, ao lado do prefeito do 3º Distrito de Paris, Pierre Aidenbaum, a comitiva vai conhecer o pavilhão Carreau du Temple, espaço que irá abrigar os eventos do Ano do Brasil na França. No mesmo dia, o grupo terá encontro com o embaixador do Brasil, Sérgio Amaral, para tratar dos preparativos para 2005.A comitiva ainda irá seguir para a cidade de Marselha, para conhecer os espaços culturais da cidade.