Os números da produção agrícola nacional da safra 2005/06, divulgados nesta quarta-feira (07) pelo IBGE, confirmam o Paraná como o maior produtor de grãos do país. A produção nacional está estimada em 121,1 milhões de toneladas, e o Estado, com uma previsão de colheita de 24,7 milhões, responde por 20,7% dessa produção. Só com soja e milho, são 20,6 milhões de toneladas. ?Levando-se em consideração os últimos levantamentos realizados pela Conab e pelo IBGE, o Estado continua ampliando sua participação na produção brasileira?, destacou o secretário Newton Pohl Ribas.

continua após a publicidade

Principal produtor de milho do país, respondendo com 26% da produção nacional, somando as duas safras (normal e milho safrinha), o Estado vai colher 11,3 milhões de toneladas. São 7,7 milhões de toneladas na safra normal, e 3,5 milhões de toneladas previstas na safrinha. ?A estimativa é de uma produção 61,34% superior a do ano passado, conforme os números divulgados pelo IBGE?, explicou Margorete Demarchi, agrônoma da Secretaria, responsável pelo acompanhamento dessa cultura.

De acordo com Margorete, as condições climáticas esse ano foram mais favoráveis que as do ano passado. ?Mas o que ainda preocupa o produtor é a falta de chuva que está afetando o desenvolvimento das lavouras de milho safrinha, como também a possibilidade de ocorrências de geadas, que podem comprometer a produção, dessa que é uma cultura de risco?, disse Margorete.

Apesar da soja ter sido a cultura mais prejudicada pelas adversidades climáticas, o Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura registra uma colheita de 9,3 milhões de toneladas. O Paraná só perde para o Mato Grosso, primeiro na produção do grão, com 16,5 milhões de toneladas colhidas nesta safra 2005/06.

continua após a publicidade

A quebra na produção, em relação à safra passada, foi de 21%, mas mesmo assim a produtividade média, de 2.400 kg/hectare é a mesma registrada na década de 80, quando era considerada uma produtividade normal, em anos bons. ?Isto mostra que houve uma evolução tecnológica no Estado, uma vez que a perspectiva atual, em anos de clima bom, é de colheitas acima de 3.000 kg/hectare?, avaliou Otmar Hubner, agrônomo responsável pelo acompanhamento da produção.

No Paraná, os maiores produtores de soja são o os municípios de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Castro e Tibagi.

continua após a publicidade