A Secretaria de Saúde do Paraná registrou do início do ano até esta segunda-feira (19) 2.203 casos de dengue. Desses, 1.976 foram contraídos no município onde a pessoa vive (autóctones) e 227 são importados de outros estados. Dos 399 municípios paranaenses, 111 já registram casos de dengue.

continua após a publicidade

No ano passado, neste mesmo período, a secretaria confirmado 124 casos em todo o Paraná. Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, José Francisco Konolsaneisen, a situação no estado pode ser definida como " preocupante", principalmente na região deFoz do Iguaçu, Ubiratã, Maringá e Londrina.

"A população ainda não se deu conta da importância deum combate mais eficaz no dia a dia e esse descuido, combinado com altas temperaturas e chuvas que contribuem para a propagação da dengue no estado".

O coordenador disse, no entanto, que esse aumento no número de casos já era esperado. "A situação estava prevista com base nas condições climáticas, nas adaptações biológicas do vetore no ciclo sazonal da doença, que tende a aumentar e diminuir em determinados períodos".

continua após a publicidade

Konolsaneisen informou que além da campanha estadual na mídia, que tem como slogan "Se você ajudar, a dengue vai acabar", com comerciais de televisão e spots de rádio, agentes de saúde estão visitando constantemente as residências e orientando a população. Técnicos da saúde estão também aplicando larvicidas em bueiros e córregos. Outra medida que vem sendo tomada pela Secretaria da Saúde é a aplicação do inseticida de ultra baixo volume com equipamento pesado, o fumacê.