A Sanepar conquistou novamente o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), a mais importante premiação do setor de saneamento básico no Brasil. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), o PNQS, na sua oitava edição, foi obtido pelo sistema operado no município de Ponta Grossa. O prêmio foi entregue na terça-feira (30) à noite, no Centro de Convenções de Vitória (ES).
A Companhia Paranaense de Saneamento é a única empresa premiada em todas as edições do PNQS, desde a sua implantação em 1997. Além de Ponta Grossa, já receberam o prêmio os sistemas de Apucarana (2003), Toledo e Foz do Iguaçu (2002), Guarapuava e Toledo (2001), Paranavaí e Apucarana (2000), Guarapuava e Paranavaí (1999), Campo Mourão e União da Vitória (1998) e Cornélio Procópio (1997).
O PNQS foi instituído para estimular a implementação de processos de gestão mais modernos e para reconhecer as organizações que apresentam resultados superiores de desempenho. Para fazer parte do seleto grupo de empresas consideradas como as mais eficientes, as concorrentes necessitam atender aos critérios de avaliação estipulados pela Abes. Dentre as 15 concorrentes da edição de 2004, apenas seis alcançaram a pontuação necessária.
Durante a cerimônia, o secretário nacional de Saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, reafirmou que o governo federal vai disponibilizar recursos, nos próximos anos, para que as empresas possam investir na ampliação do atendimento de água e na implementação de obras de coleta e tratamento de esgoto.
Inovação
Neste ano, a Abes introduziu uma nova categoria de premiação: o prêmio Inovação em Gestão de Saneamento (IGS). Enquanto o PNQS reconhece e premia as empresas, o IGS tem por objetivo escolher as melhores práticas de gestão desenvolvidas pelos profissionais do setor de saneamento. Esse prêmio ocorre em paralelo ao PNQS. Dos nove casos finalistas, quatro foram de equipes da Sanepar e têm em comum a promoção de benefícios para os usuários dos serviços de água e esgoto.
O evento contou com as presenças do vice-governador do Espírito Santo, Lélio Coimbra, do presidente da Abes, José Boranga, da presidente do Comitê Nacional da Qualidade Abes, Cacilda Carvalho, e do secretário nacional de Saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, que representou o ministro das Cidades, Olívio Dutra. A Sanepar esteve representada pelos diretores de Meio Ambiente e Ação Social, Maria Arlete Rosa, e de Operações, Pierre-Yves Mourgue.